Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Você está aqui: Página inicial > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 09h24 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 09h27 | Acessos: 4435

É gratuito estudar no IFPA?

 

Estudar no IFPA é gratuito siiiiiimmmm!

Dependendo do método de seleção, o candidato paga apenas para fazer a prova. Depois de aprovado o aluno terá gastos com seus materiais escolares, como em qualquer escola pública.

O que é integrado?

 

Os cursos técnicos na forma de oferta integrada são cursos regulares com duração prevista de até quatro anos. Nesta forma de oferta, ensino médio e ensino técnico são cursados juntos. Estes cursos são destinados a alunos concluintes do Ensino Fundamental ou equivalente que estejam na idade regular da Educação Básica.

O que é subsequente?

 

Os cursos técnicos na forma de oferta subsequente são cursos regulares com duração prevista de até dois anos. Nesta forma de oferta é cursado apenas ensino técnico. Estes cursos são destinados a alunos concluintes do Ensino Médio ou equivalente.

A partir de que idade pode estudar no IFPA? Tem limite de idade?

 

Para ingressar nos cursos técnicos na forma de oferta integrada é necessário ter ensino fundamental completo. É recomendado que o aluno esteja em idade regular da educação básica, ou seja, 15 anos para o primeiro ano no ensino médio. Porém, nada impede que alunos fora da faixa etária ingressem em um curso integrado, desde que tenha o nível de ensino exigido.  

Para os cursos subsequentes não há restrição de idade, desde que o candidato possua o ensino médio completo.

Como é feita a seleção?

 

O IFPA utiliza algumas formas de seleção, como prova, nota do ENEM, análise de histórico escolar e entrevista. Para saber qual método de seleção será utilizado no processo seletivo que você deseja participar, você deve ler atentamente o edital.

 

Atualmente, dois grandes processos seletivos estão ocorrendo:

PSU Técnico 2020

Método de seleção: Prova objetiva com 45 questões envolvendo as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), História e Geografia.

 

PSU Graduação 2020

Método de seleção: Nota do ENEM das edições 2016, 2017 ou 2018. Se o candidato participou de mais de uma edição, será considerada a que o candidato obteve maior nota.

Quais cursos o IFPA oferece?

 

 

Fim do conteúdo da página
-->