Você está aqui: Página inicial > PSU Graduação 2020 (Fechado) > Processos Seletivos > PSU Graduação 2020 > Fiquem atentos aos prazos do PSU Graduação 2020
PSU Graduação 2020 (Fechado)

Fiquem atentos aos prazos do PSU Graduação 2020

Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 10h56 | Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 08h51 | Acessos: 14240

Resultado final será divulgado dia 27 de novembro e as matrículas iniciarão a partir do dia 4 de dezembro, conforme as convocatórias que serão publicadas

O Instituto Federal do Pará, por meio da Comissão do Processo Seletivo, divulgou o resultado preliminar do Processo Seletivo Unificado de Graduação (PSU) 2020 na sexta-feira, 22 de novembro. O período de interposição de recursos foi de 24h a partir do horário de publicação da lista preliminar de aprovados.

O resultado final está previsto para o dia 27 de novembro, conforme consta na Errata Nº 4, publicada dia 18 de novembro. De acordo com o mesmo documento, os aprovados deverão comparecer ao campus escolhido para efetuar as matrículas a partir do dia 4 de dezembro, em data específica para cada curso estabelecida nas convocatórias que o IFPA publicará.

As orientações para a habilitação de matrícula estão descritas no item 8 do Edital Nº 24/ 2019. Será necessário que o calouro (candidato aprovado) realize, antes de ir ao campus, um cadastro no ambiente virtual do processo seletivo, cujas orientações constarão na mesma convocatória para habilitação de matrícula (que será divulgada após a publicação do resultado definitivo no dia 27 de novembro).

As habilitações de matrícula são presenciais e ocorrerão na Secretaria Acadêmica do campus do IFPA para o qual o candidato foi aprovado, no horário de 9h às 12h e das 14h às17h, no período especificado na convocatória. Os calouros deverão ficar atentos a estas publicações no site https://prosel.ifpa.edu.br/edital-publicacoes-grad. O não comparecimento significa desistência e que os candidatos em lista de espera podem ser convocados para demonstrar interesse pela eventual vaga.

Documentos para a matrícula:

Todos os candidatos na habilitação de matrícula deverão apresentar:

- Requerimento para habilitação de matrícula, fornecido pela Secretaria Acadêmica no dia, devidamente preenchida e assinado, solicitando matrícula;

- Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou documento equivalente (original e cópia);

- Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou ensino equivalente (original e cópia);

- Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);

- Documento de Identidade (original e cópia);

- Cadastro de Pessoa Física - CPF (original e cópia);

- Certificado de Alistamento Militar ou Documento de Reservista ou de Dispensa ou de que está na Ativa, para candidatos aprovados do sexo masculino, de 18 a 45 anos (original e cópia), que comprove estar em dia com o Serviço Militar Obrigatório;

- Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição ou certidão de quitação Eleitoral, para candidatos aprovados e maiores de 18 anos (original e cópia);

- Comprovante de residência atualizado (original e cópia);

- Uma foto 3x4 recente sem carimbo e/ou rasura;

- Questionário Socioeconômico disponibilizado pelo IFPA (Anexo IV), devidamente preenchido;

- Autodeclaração de que não ocupa vaga em Instituição Pública de Ensino Superior no território nacional (Anexo VII do edital).

- Autodeclaração para candidato que obteve certificação do Ensino Médio com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino (Anexo X).

- 01 (uma) pasta porta documento (papel/papelão) com aba elástica.

Os candidatos aprovados para as vagas reservadas pelo sistema de cotas, além dos documentos acima mencionados, deverão apresentar autodeclaração de ter cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública (basta preencher o Anexo VIII do edital) e os documentos comprobatórios de sua condição conforme consta no edital, item 8.

A leitura do edital e das demais publicações como erratas, por exemplo, é essencial para o bom entendimento do processo de matrícula e para se informar dos prazos.