Você está aqui: Página inicial > PSU Graduação 2021.2 > Processos Seletivos > PSE FORMA PARÁ 2022
PSU Graduação 2021.2

PSE FORMA PARÁ 2022

Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 18h49 | Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2022, 13h27 | Acessos: 14110

Estão abertas, até o dia 05 de maio, as inscrições para o Processo Seletivo Especial 2022 (PROSEL ESP IFPA 2022), destinado a preencher vagas nos cursos presenciais de graduação, em regime especial, mediante convênio celebrado com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET). São 150 vagas, sendo 50 vagas para o curso de Tecnologia em Agroecologia, ofertadas pelo Campus Bragança em Moju, 50 vagas para Bacharelado em Agronomia, ofertadas pelo Campus Conceição do Araguaia em Santa Maria das Barreiras, e 50 vagas para o curso de Engenharia de Pesca, oferecidas pelo Campus Tucuruí no município de Breu Branco. O início de cada curso será no segundo semestre letivo de 2022.

O processo seletivo será constituído por três fases. A primeira fase é eliminatória e consiste no preenchimento do formulário de inscrições, pagamento do boleto bancário ou solicitação isenção da taxa de inscrição. A segunda fase, de caráter eliminatório e classificatório é a Prova de Conhecimentos, composta de questões objetivas e redação, a ser realizada no dia 29 de maio. A fase três é eliminatória e consiste na Habilitação de Matrícula, análise de documentos comprobatórios e procedimentos de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados pretos e pardos (negros), grupo optante e bonificação.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo: https://www.portalfadesp.org.br, onde também estarão disponíveis os cartões de inscrição contendo os dados dos candidatos e os locais de realização das provas. O valor da taxa de inscrição é de R$20,00, porém, candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e Pessoas com Deficiência (PcD) podem solicitar isenção.

O candidato deverá, obrigatoriamente, realizar a Prova de Conhecimentos no município onde o curso escolhido será ofertado. O resultado final será divulgado no dia 24 de junho e, após a divulgação, serão publicadas no site www.prosel.ifpa.edu.br as orientações para a habilitação de matrícula dos candidatos selecionados. As habilitações de Matrícula ocorrerão no município de oferta do curso no qual o candidato foi aprovado.

O projeto Forma Pará é uma iniciativa do Governo do Estado, que visa unir forças com as Instituições de Ensino Superior (IESs), Prefeituras e Associações Municipais, a fim de expandir a oferta de vagas dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnológica) nos municípios do estado do Pará. O objetivo é minimizar as assimetrias regionais e o fortalecer a capacitação de recursos humanos nos municípios paraenses.

Acesse: https://portalfadesp.org.br/?page_id=25317

Errata nº 05 à Convocatória n° 02 (Publicada em 20/09/2022)

Errata nº 04 Resultado Final Procedimento de Heteroidentificação IFPA Campus Tucuruí

Errata nº 03 - habilitação de matrículas dos candidatos classificados