Você está aqui: Página inicial > Chamada Pública FIC EAD - Inglês e Espanhol
Chamada Pública FIC EAD - Inglês e Espanhol

Publicado: Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 16h38 | Última atualização em Terça, 14 de Março de 2023, 17h51 | Acessos: 9504

EDITAL Nº 01/2023/CTEAD/IFPA, DE 26 DE JANEIRO DE 2023
CHAMADA PÚBLICA PARA MATRÍCULA EM
CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

O Diretor do Centro de Tecnologias em Educação a Distância – CTEAD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, designado pela Portaria nº 1309/2020/GAB/IFPA, de 23 de outubro de 2020, no uso de suas atribuições legais e regimentares, por este ato administrativo, torna pública a realização da chamada pública para matrícula nos cursos de formação inicial e continuada – FIC de INGLÊS – NÍVEL INICIANTE A1, INGLÊS – NÍVEL INICIANTE A2, INGLÊS – NÍVEL INDEPENDENTE B1, ESPANHOL – NÍVEL INICIANTE A1, ESPANHOL – NÍVEL INICIANTE A2 e ESPANHOL – NÍVEL INDEPENDENTE B1, na modalidade de educação a distância – EAD, organizada pelo CTEAD, em parceria com os Centros de Idiomas – CENI dos campi do IFPA, visando ao preenchimento de 700 vagas, com início no primeiro semestre do ano letivo de 2023, atendendo a implementação de cursos de idiomas a distância no âmbito do IFPA.

CURSOS E VAGAS
FIC Inglês Iniciante A1 | EaD | 250 vagas
FIC Inglês Iniciante A2 | EaD | 50 vagas
FIC Inglês Independente B1 | EaD | 50 vagas
FIC Espanhol Iniciante A1 | EaD | 250 vagas
FIC Espanhol Iniciante A2 | EaD | 50 vagas
FIC Espanhol Independente B1 | EaD | 50 vagas

MODALIDADE
EaD integralmente on-line
Como os cursos são 100% online, as vagas descritas nesta chamada pública são vinculadas a alguns campi do IFPA, mas isso NÃO determina exigência de localização geográfica do aluno nos municípios citados. Os candidatos selecionados podem realizar as aulas de qualquer lugar com acesso à internet.

Para todos os cursos é exigido ter concluído o 9º ano do ensino
fundamental
, ou ensino equivalente, até a data de publicação deste edital

• Para os cursos de Nível Iniciante A1: não é necessário apresentar documento de proficiência.
  • Para os cursos de Nível Iniciante A2: é preciso apresentar documento (certificado, declaração, histórico etc.) de uma instituição de ensino que comprove proficiência no nível anterior, ou seja, Nível Iniciante A1.
  • Para os cursos de Nível Independente B1: é preciso apresentar documento (certificado, declaração, histórico etc.) de uma instituição de ensino que comprove proficiência no nível anterior, ou seja, Nível Iniciante A2.

Quem não tem documento para comprovar a aptidão para os níveis Iniciante A2 e Independente B1, pode responder os questionários de proficiência disponíveis em https://ctead.ifpa.edu.br/proficiencia:

• Se você quiser se inscrever para os cursos do Nível Iniciante A2, deverá responder os Questionários de Proficiência do Nível Iniciante A1.
  • Se você quiser se inscrever para os cursos do Nível Iniciante B1, deverá responder os Questionários de Proficiência do Nível Iniciante A2.

Quem concluiu cursos dos níveis Iniciante A1 ou Iniciante A2 ofertados anteriormente pelo IFPA, basta apresentar seus históricos escolares extraídos do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA/IFPA (https://sigaa.ifpa.edu.br/), entrando pela opção “Entrar com GOV.BR” (serviço do Governo Federal). Ao entrar, acessar o menu ENSINO e selecionar a opção EMITIR HISTÓRICO ESCOLAR – RVHE.

INSCRIÇÕES
A inscrição nesta chamada pública acontecerá UNICAMENTE ONLINE, por meio de preenchimento do formulário eletrônico de 30 a 31 de janeiro, pelo link:

EDITAL & ERRATAS
Errata nº01 - Cronograma de atividades (Publicado em 02/02/2023)

COMUNICADOS IMPORTANTES
Nota de esclarecimento (Publicado em 02/02/2023)

RESULTADOS E CONVOCAÇÕES

Resultado Preliminar
- INGLÊS

ATENÇÃO! PRÉ-CADASTRO DE CANDIDATO APROVADO

Os candidatos aprovados devem realizar o pré-cadastro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA do IFPA, impreterivelmente até o dia 12/02/2022, por meio do endereço https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/public/ifpa/precadastro/index.jsf, seguindo as instruções abaixo:

1. AUTENTICAÇÃO: ao acessar o link acima, digite seu número de inscrição e seu CPF.
  2. DADOS PESSOAIS: preencha todos os dados obrigatórios e os não obrigatórios que você conseguir informar. (Obs.: Verifique se o seu e-mail está correto, pois ele será utilizado para o seu cadastro na plataforma do curso).
  3. REVISÃO: revise seus dados e clique em "Confirmar".
  4. ARQUIVO: não é necessário anexar nenhum arquivo. Basta clicar em "Cadastrar".
  5. COMPROVANTE: imprima e guarde seu comprovante para apresentar posteriormente, se necessário.