Você está aqui: Página inicial > PSE 2023 - Cursos Técnicos Integrados (EJA EPT) - Castanhal
PSE 2023 - Cursos Técnicos Integrados (EJA EPT) - Castanhal

Publicado: Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 14h07 | Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2023, 15h53 | Acessos: 4092

PROCESSO SELETIVO ESPECIAL PARA INGRESSO NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA,
TÉCNICO EM FLORESTAS E TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA DE OFERTA INTEGRADA - EJA EPT
EDITAL Nº 02 de 19 de janeiro de 2023

O Diretor Geral do Campus Castanhal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, nomeado pela Portaria no 1.748/2019/GAB, de 01 agosto de 2019, publicada no D.O.U. de 02/08/2019, no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público o presente edital de Processo Seletivo Especial - PSE para preenchimento de 130 (CENTO E TRINTA) vagas para os Cursos Técnicos em Agropecuária, Técnico em Florestas e Técnico em Meio Ambiente na Modalidade de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma de Oferta Integrada-EJA EPT, ofertados pelo IFPA Campus Castanhal, com ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2023 pelo turno integral, na modalidade presencial, que será realizada nas datas e demais condições especificadas no presente edital.

SOBRE OS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS EJA EPT
Os Cursos Técnicos em Agropecuária, Florestas e Meio Ambiente na Modalidade de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma de Oferta Integrada - EJA EPT, ofertados no processo seletivo, serão desenvolvidos em regime de Alternância Pedagógica, sendo organizados em 02 (dois) anos letivos (regime anual). A modalidade de oferta é 100% presencial, dividindo-se em períodos na escola (Tempo Escola- TE) e períodos nas comunidade dos estudantes (Tempo Comunidade - TE), buscando alternar, articular e integrar diferentes tempos e espaços de formação. O Tempo Escola funciona em regime integral (manhã e tarde), sendo necessário que durante esses períodos o aluno tenha disponibilidade para dedicar-se ao curso.

VAGAS
São ofertadas 130 (cento e trinta) vagas para os os Cursos Técnicos em Agropecuária, Florestas e Meio Ambiente na Modalidade de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma de Oferta Integrada - EJA EPT. As vagas serão distribuídas da seguinte maneira:
  • TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA - 50 vagas
  • TÉCNICO EM FLORESTAS - 40 vagas
  • TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE - 40 vagas
REQUISITO
Poderá se inscrever neste processo seletivo o(a) candidato(a) concluinte do Ensino Fundamental ou ensino equivalente que possuir a idade mínima de 18 anos completos até o último dia de inscrição no processo seletivo.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES PRORROGADO
O período de inscrição será de 23 de janeiro a 24 de março de 2023

FORMA DE INSCRIÇÃO
As inscrições acontecerão de forma presencial, no IFPA Campus Castanhal, no horário das 8:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00, podendo também serem feitas via e-mail da comissão de processo seletivo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As inscrições via e-mail serão aceitas até às 17h no último dia de inscrição, as que forem encaminhadas fora do horário estipulado serão indeferidas.

PROCESSO DE SELEÇÃO
O Processo Seletivo Especial para os Cursos Técnicos em Agropecuária, Florestas e Meio Ambiente na Modalidade de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma de Oferta Integrada - EJA EPT compreenderá duas fases: 1ª fase: Análise Documental (eliminatória e classificatória) - consistirá de análise da documentação entregue/encaminhada pelo(a) candidato(a) e análise curricular de acordo com este Edital, itens 4.7.1 e 4.7.2.. 2ª fase: Entrevista (classificatória) - consistirá na realização de entrevista com os candidatos(as) aprovados(as) na 1a fase e classificados para esta etapa de acordo com o item 5.2.2.2.

EDITAL E RETIFICAÇÕES
Edital em Libras - Cursos Técnicos Integrados (EJA EPT) (Publicado em 24-10-2023)
Retificação do Cronograma (Publicado em 06-02-2023)
2ª Retificação do Cronograma (Publicado em 01-03-2023)