Você está aqui: Página inicial > PSE 2023.1 - Técnico Integrado - Marabá Rural
PSE 2023.1 - Técnico Integrado - Marabá Rural

Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 10h07 | Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 15h12 | Acessos: 5051

EDITAL nº 19/2022, de 09 de dezembro de 2022
PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2023.1 DO IFPA/CAMPUS MARABÁ RURAL
PARA CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
NA FORMA DE OFERTA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO

O Diretor Geral do Campus Marabá Rural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, nomeado através da Portaria nº 1.752/2019-GAB – D.O.U., de 02 de agosto de 2019, no uso de suas atribuições legais e regimentares, torna pública a realização do Processo Seletivo do IFPA/Campus Marabá Rural (PSE 2023.1) para Cursos de Educação Profissional técnica de nível médio na forma de oferta integrada ao ensino médio, visando o preenchimento de até 40 (quarenta) vagas para o curso de Agroindústria e 80 (oitenta) vagas para o curso de Agropecuária, conforme distribuição no quadro de vagas no Anexo I, em regime integral (manhã e tarde) para o ingresso no 1º semestre do ano letivo de 2023

SOBRE OS CURSOS
TÉCNICO INTEGRADO - AGROPECUÁRIA
Perfil Profissional: Manejo de forma sustentável a fertilidade do solo e os recursos naturais. Planeja e executa projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água. Seleciona, produz e aplica insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos e vacinas). Desenvolve estratégias para reserva de alimentação animal e água. Realiza atividades de produção de sementes e mudas, transplantio e plantio. Realiza colheita e pós-colheita. Realiza trabalhos na área agroindustrial. Opera máquinas e equipamentos. Maneja animais por categoria e finalidade (criação, reprodução, alimentação e sanidade). Comercializa animais. Desenvolve atividade de gestão rural. Observa a legislação para produção e comercialização de produtos agropecuários, a legislação ambiental e os procedimentos de segurança no trabalho. Projeta instalações rurais. Realiza manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Planeja e efetua atividades de tratos culturais.

TÉCNICO INTEGRADO - AGROINDÚSTRIA
Perfil Profissional: Aplicar tecnologias voltadas à conservação e ao processamento das matérias-primas de origem animal e vegetal nas agroindústrias e extensão rural. Realizar a implantação, a execução e a avaliação de programas preventivos de segurança do trabalho, de gestão de resíduos, de diminuição do impacto ambiental e de higienização e sanitização da produção agroindustrial. Realizar análises laboratoriais de alimentos. Desenvolver técnicas mercadológicas de produtos e insumos para a agroindústria e promover a inovação tecnológica.

REQUISITOS
As vagas ofertadas para Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio são destinadas a candidatos concluintes do Ensino Fundamental ou ensino equivalente e que estejam na idade regular da Educação Básica, ou Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos – ENCCEJA – Ensino Fundamental, ou exame de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelo sistema Estadual de Ensino.

PROCESSO DE SELEÇÃO
 A seleção às vagas ofertadas no PSE 2023.1 será realizada em duas etapas:
1ª Etapa: Entrevista (Classificatório)
2ª Etapa: Análise de histórico escolar (Classificatório e eliminatório)

PERÍODO DE INSCRIÇÕES
12 dezembro de 2022 a 05 de janeiro de 2023
Não será cobrada taxa de inscrição para participar do processo seletivo.

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

EDITAL & ANEXOS
Acesse aqui os Anexos do Edital

RESULTADOS & CONVOCAÇÕES