Você está aqui: Página inicial > PSE 2023 - Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas e Sociais - Castanhal

Publicado: Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 13h32 | Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2023, 10h00 | Acessos: 3692

EDITAL Nº 01 de 19 de janeiro de 2023

O Diretor Geral do Campus Castanhal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, nomeado pela Portariano 1.748/2019/GAB, de 01 agosto de 2019, publicada no D.O.U. de 02/08/2019, no uso de suas atribuições legais e regimentares, torna público o presente edital de Processo Seletivo Especial - PSE para preenchimento de 40 (QUARENTA) vagas para o Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Humanas e Sociais, ofertado pelo IFPA Campus Castanhal, com ingresso à turma 2023.1 em turno integral, na modalidade presencial, que será realizada nas datas e demais condições especificadas no presente edital.

SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
De acordo com as políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo, é definido como Educação do Campo aquela que “compreende a Educação Básica em suas etapas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional Técnica de nível médio integrada com o Ensino Médio com a finalidade de atender às populações do campo em suas mais variadas formas de produção da vida - agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros povos tradicionais (Diretrizes operacionais da Educação do Campo, Resolução N° 2, 28 de abril de 2008; Programa Nacional de Educação do Campo PRONACAMPO Documento Orientador Brasília, janeiro de 2013).

VAGAS
Serão ofertadas 40 (quarenta) vagas para o Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo. O curso será concentrado na área de Ciências Humanas e Sociais.

REQUISITO
O requisito para se candidatar às vagas ofertadas para o Curso Superior é a conclusão do Ensino Médio regular, ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou a conclusão de curso técnico de Nível Médio, ou ter o certificado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou exame de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelo sistema Estadual de Ensino, que residam ou atuem nos municípios da área de abrangência do Campus Castanhal, além de atuar como professor(a) nas escolas do campo da rede pública ou pertencer a comunidades do campo.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES PRORROGADO
 As inscrições no processo seletivo serão realizadas no período de 23/01/2023 a 10/03/2023

FORMA DE INSCRIÇÃO
O(A) candidato(a) deverá preencher a ficha de inscrição (anexo II), observando as instruções disponíveis no edital. As inscrições acontecerão de forma presencial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)– Campus Castanhal, localizado na Rodovia BR316 km 63, s/n°, Bairro Saudade, CEP 68740-970, Castanhal – Pará. As inscrições para o Processo Seletivo Especial serão gratuitas

PROCESSO DE SELEÇÃO
O Processo Seletivo Especial para o curso de graduação de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Humanas e Sociais compreenderá duas fases: 1ª fase: Prova de Redação (eliminatória e classificatória) - consistirá na elaboração de um texto discursivo pelo candidato e posterior correção por docentes do IFPA, de acordo com o ítem 5.2.1 e seus subítens. 2ª fase: Entrevista (classificatória) - consistirá na realização de entrevista com os candidatos(as) aprovados(as) na 1ª fase e classificados para esta etapa de acordo com o item 5.2.2.2.

EDITAL E RETIFICAÇÕES
ERRATA 01 Edital 01 2023 (Publicado em 25-01-2023)
Retificação do Cronograma - Edital 01 2023 (Publicado em 15-02-2023)

RESULTADOS E CONVOCAÇÕES