Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Você está aqui: Página inicial > Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular - Bragança
Início do conteúdo da página
Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular - Bragança

Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

Publicado: Terça, 18 de Janeiro de 2022, 15h11 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 16h53 | Acessos: 5464
imagem sem descrição.

 

 

EDITAL 01/2022

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Bragança, por meio do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular - PPBCM, torna público o Edital 01/2022 para preenchimento de 20 vagas para seleção de candidatos à turma 2022/1 do Curso de Especialização Em Biologia Celular e Molecular aprovado pela Resolução CONSUP 542/2021 e Portaria 1679/2021.

Importante

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular - PPBCM torna público o Edital nº 01/2022 para o preenchimento de vagas do curso de Especialização em Biologia Celular e Molecular a ser realizado pelo IFPA – Campus Bragança na modalidade presencial, com carga horária de 460 horas, com regime didático regular com aulas que ocorrerão nos dias de semana durante o turno da noite e nos finais de semana nos turnos de manhã e tarde.

Linhas de pesquisa

Linha 1: NEUROCIÊNCIAS – As Neurociências reúnem um conjunto de disciplinas cujo foco é o estudo científico do sistema nervoso. É uma ciência multidisciplinar que combina fisiologia, anatomia, biologia molecular, biologia do desenvolvimento, citologia, ciências da computação e modelagem matemática para entender as propriedades fundamentais e emergentes dos neurônios, dos circuitos neurais e de sua interação com as células da glia.

Linha 2: NEUROECOLOGIA – É o estudo da variação adaptativa no cérebro e na cognição. A origem da neuroecologia tem data nos anos 80 quando pesquisadores de ecologia comportamental começaram a aplicar métodos de biologia evolutiva comparativa a processo cognitivos e mecanismos neurais subjacentes. A neuroecologia examina a relação entre as pressões evolutivas e as espécies na cognição e no cérebro. O objetivo na neuroecologia é entender como a seleção natural age sobre a cognição e seus mecanismos neurais. A contribuição da neuroecologia para a psicologia e neurociências é a informação que ela oferece sobre as pressões seletivas que influenciaram a evolução da cognição e do cérebro)

Linha 3: BIOLOGIA CELULAR – Braço da biologia que estuda a organização estrutural e funcional da célula reunindo métodos de análise especializados para investigação da biologia estrutural e ultraestrutural e para a fisiologia celular. A biologia celular engloba células procarióticas e eucarióticas e pode ser subdividida em muitos subtópicos como metabolismo celular, comunicação celular, ciclo celular, bioquímica e composição celular. Os diferentes métodos de estudo da célula incluindo microscopia óptica, confocal e eletrônica, cultura de células e fracionamento celular tem permitido descobertas e geração de dados científicos sobre como as células funcionam permitindo que possamos compreender as bases celulares de organismo multicelulares e mais complexos na saúde e na doença.

Linha 4: BIOLOGIA MOLECULAR – A biologia molecular é o campo da biologia que estuda a composição, estrutura e interação de células e moléculas como ácidos nucleicos e proteínas que carregam consigo os processos biológicos essenciais para as funções e manutenção celular.

Linha 5: FISIOLOGIA – A Fisiologia se refere aos estudos dedicados a investigar funções e mecanismos em sistemas vivos. Como uma das subdisciplinas da biologia, a fisiologia é focada em como organismos, sistemas, órgãos individuais, células e biomoléculas carregam as respostas químicas e físicas em um sistema vivo. Este campo pode ser dividido em fisiologia médica, fisiologia animal, fisiologia das plantas, fisiologia celular e fisiologia comparada.

Vagas

Serão ofertadas 20 vagas para o Curso de Especialização em Biologia Celular e Molecular

Inscrições

01/03/2022 até a data de validade do edital ou publicação do próximo edital de seleção

EDITAL COMPLETO

EDITAL EM LIBRAS

INSCRIÇÕES AQUI (a partir de 01/03/2022)

Publicações importantes 

Nota Informativa:

Considerando os itens do edital que preveem a inscrição via internet (item 3.3). Vamos viabilizar a entrega dos documentos pessoais e comprobatórios por e-mail. A entrega de todos os documentos necessários pode ser feita pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Homologação das Inscrições

Homologação das Inscrições após os recursos

Nota informativa (local, data e horários)

Resultado Preliminar da 1ª Fase - Apresentação de Projetos

Resultado Final da 1ª Fase - Apresentação de Projetos

Resultado Preliminar da 2ª Fase

Resultado Final da 2ª Fase

Resultado Final Preliminar

Resultado Final Definitivo


Segundo Processo de seleção

Cronograma da Seleção 2

Homologação das Inscrições do 2º Processo de Seleção

Homologação Final das Inscrições após recursos

Nota informativa (local e data de prova)

Resultado Preliminar 1ª Fase (apresentação do projeto) – 2º PROSEL do PPBCM 2022 

Resultado Final 1ª Fase (apresentação do projeto) – 2º PROSEL do PPBCM 2022 

Resultado Preliminar 2º Fase (entrevista) – 2º PROSEL do PPBCM 2022

Resultado Final 2º Fase (entrevista) – 2º PROSEL do PPBCM 2022

Resultado Preliminar da Seleção - 2º PROSEL do PPBCM 2022

 

 Terceiro Processo de seleção

Cronograma da Seleção 3

Inscrições homologadas - 3º PROSEL do PPBCM 2023

Nota informativa 01 -  Publicado em 22/06/2023

Resultado Preliminar - Seleção 3

Resultado Final 1º Fase PPBCM 28/06/2023 

Resultado Preliminar 2º Fase PPBCM 03/07/2023

Resultado Preliminar da Seleção – 3º PROSEL do PPBCM 2023

Resultado Final da Seleção - 3º PROSEL do PPBCM 2023

 

Quarto Processo de seleção

Cronograma da Seleção 4 (Publicado em 10/08/2023)

Resultado Preliminar (Publicado em 25/08/2023)

Resultado Final (Publicado em 31/08/2023)

pdf Resultado preliminar da entrevista (195 KB)  (Publicado em 01/09/2023)

Resultado Definitivo da entrevista - NOVO (Publicado em 06/09/2023)

Resultado Preliminar da Seleção - NOVO (Publicado em 06/09/2023) 

Fim do conteúdo da página
-->