Programa Nacional de Formação Popular em Direitos das Mulheres
IFPA abre inscrições para curso gratuito de Formação em Direitos das Mulheres com auxílio de R$ 300
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) está com inscrições abertas para o curso de Formação Popular em Direitos das Mulheres, ofertado na modalidade presencial e com participação gratuita. A iniciativa integra ações de enfrentamento à violência contra as mulheres e promoção da igualdade de gênero. Ao todo, são disponibilizadas até 240 vagas, distribuídas em turmas nos municípios de Abaetetuba, Parauapebas, Itaituba e Óbidos, com até 40 vagas por turma.
O curso possui carga horária de 60 horas e será realizado entre os meses de maio e dezembro de 2026, com aulas em dias e horários específicos conforme o campus de oferta. A formação tem como objetivo capacitar mulheres para atuarem como agentes populares na defesa de direitos, no enfrentamento à violência e no fortalecimento das redes de apoio em suas comunidades. Podem se inscrever mulheres com idade mínima de 18 anos, que tenham disponibilidade para participar das atividades formativas e das ações comunitárias previstas, sendo desejável residir na região onde o curso será ofertado.
As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente por meio de formulário online, conforme orientações disponíveis no edital.
O processo seletivo será feito por ordem de inscrição, respeitando os critérios de reserva de vagas: 5% para pessoas com deficiência (PCD), 25% para candidatas pretas, pardas, indígenas e quilombolas (PPIQ) e 70% para ampla concorrência. As candidatas selecionadas que se autodeclararem em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, efetuarem a matrícula e mantiverem frequência mínima exigida poderão receber bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 300 durante o período do curso.
Mais informações, incluindo o link de inscrição e detalhes sobre cronograma, podem ser consultadas diretamente no edital.
Confira os locais e horários de cada turma:
|
Turma |
Campus |
Endereço |
Horário |
|
1 |
Abaetetuba |
Rua Rio de Janeiro, n. ° 3322, Francilândia, Abaetetuba/PA. CEP: 68.440-000 |
Terça-feira, das 8h00 às 10h00 |
|
2 |
Abaetetuba |
Rua Rio de Janeiro, n.º 3322, Francilandia, Abaetetuba-PA. CEP: 68.440-000 |
Terça-feira, das 18h30 às 20h30 |
|
3 |
Parauapebas |
Rodovia PA 275, s/n, Bairro União, Parauapebas/PA, CEP 68515-000 |
Quarta-feira, das 19h00 às 21h00 |
|
4 |
Parauapebas |
Rodovia PA 275, s/n, Bairro União, Parauapebas/PA, CEP 68515-000 |
Quinta-feira, das 19h00 às 21h00 |
|
5 |
Itaituba |
Avenida Universitário, S/N, Bairro Maria Magdalena. Itaituba/PA. CEP 68.183-300 |
Quarta-feira, das 19h30 às 21h30 |
|
6 |
Óbidos |
Rodovia PA-437, SN, Km 2 - zona rural. Óbidos/PA. CEP: 68250-000 |
Sexta-feira, das 16h00 às 18h00 |
Editais e notícias no site do campus Hortolândia:
Dúvidas e informações: proex@ifpa.edu.br
Formulário de inscrição online: https://forms.gle/L9ZyCFaNLT3Mgy1G8
O projeto “Formação e Ação Regional pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é alinhado à Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, com recurso proveniente do Ministério das Mulheres e gerenciado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Hortolândia, e pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI.UFSCar). Em Brasília a gestão dos cursos será efetivada pelo IFB.