Você está aqui: Página inicial > PSE- Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas e Sociais - Bragança 2023

Publicado: Segunda, 22 de Mai de 2023, 10h10 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 13h49 | Acessos: 2672

EDITAL 02/2023
PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE GRADUAÇÃO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CAMPUS BRAGANÇA

O Diretor Geral do Campus Bragança do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, nomeado pela Portaria nº 733 de abril de 2019/ GAB-Reitoria, no uso de suas atribuições legais e regimentares, torna público o presente edital de Processo Seletivo Especial (PSE) para preenchimento de 40 (QUARENTA) vagas para o Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Humanas e Sociais, ofertado pelo IFPA Campus Bragança, com ingresso no 2º semestre de 2023, pelo turno da tarde, na modalidade presencial, que será realizado nas datas e demais condições especificadas  no presente edital.

CURSOS E VAGAS
Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas e Sociais (40 vagas)

MODALIDADE
A modalidade do curso é presencial, com duração de 4 (quatro) anos, com carga horária total de 3.640 horas. Para efeitos deste edital, a turma 2023/2 ocorrerá pelo turno da tarde com Alternância Pedagógica entre Tempo Acadêmico   e Tempo Comunidade.   O   Tempo-Acadêmico   acontece na universidade e propicia o acesso às diferentes áreas do conhecimento cientifico, contribuindo para a orientação da pesquisa e sua sistematização ao longo do processo formativo. O Tempo-Comunidade (relação prática-teoria-prática vivenciada pelos educandos) acontece nas comunidades do campo onde moram, nas escolas na qual atuam ou nos movimentos sociais camponeses dos quais fazem parte. Durante o Tempo-Acadêmico as aulas ocorrem de segunda a sexta e nos sábados letivos, quando houver.

REQUISITOS

O Processo Seletivo Especial será destinado à população do campo ou aos sujeitos que possuam vínculo com o campo, que tenham concluído o ensino médio ou ensino equivalente, e possam estar enquadrados em, pelo menos, uma das seguintes situações abaixo descritas:

1. a) Professores em exercício nas escolas do campo da rede pública;
  2. b) Profissionais da   educação   que   atuem   nos   centros   de   alternância   ou   em experiências educacionais alternativas de Educação do Campo ou vinculados a movimentos sociais ou sindicais do campo;
  3. c) Profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à Educação Básica da população do campo;
  4. d) Moradores dos territórios camponeses.

INSCRIÇÕES
As inscrições para o processo seletivo serão gratuitas de 25/05 a 12/06/2023 . Será admitida somente inscrição presencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Bragança, no endereço Rua dos Bragançanos s/nº, Vila Sinhá, Bragança-PA, CEP: 68.600-000, na sala da Coordenação de Processos Seletivos (COMPESE) - Bloco Administrativo – 1º piso, das 8:30 às 11:00 e das 14:30 às 17:00, de segunda a sexta-feira.

EDITAL & ERRATAS
Edital nº02/2023 Retificado em 19/07/2023
Edital nº02/2023 Retificado em 07/06/2023

RESULTADOS E CONVOCAÇÕES