Você está aqui: Página inicial > PSE 2023.1 - Técnico em Agroecologia subsequente ao Ensino Médio - Óbidos
PSE 2023.1 - Técnico em Agroecologia subsequente ao Ensino Médio - Óbidos

Prosel 2023.1 - Técnico em Agroecologia subsequente ao Ensino Médio - Óbidos

Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 08h15 | Última atualização em Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 15h10 | Acessos: 2392

EDITAL Nº 07, 06 DE DEZEMBRO DE 2022
PROCESSO SELETIVO 2023.1 PARA CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA DE OFERTA SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO

O DIRETOR GERAL DO CAMPUS ÓBIDOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ, designado através da Portaria n° 602/2022 – GAB/IFPA, D.O.U de 6 de abril de 2022, no uso de suas atribuições legais torna público, o presente edital de processo seletivo, visando o preenchimento de 40 (quarenta) vagas, para Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma de oferta subsequente ao Ensino Médio, na modalidade de ensino presencial, para ingresso no 1º semestre do ano letivo de 2023, conforme o calendário acadêmico do campus.

Quantidade de Vagas
São ofertadas no processo seletivo 40 (quarenta) vagas, período noturno.

Requisitos
As vagas ofertadas no curso técnico em Agroecologia, na modalidade subsequente são destinadas a candidatos concluintes do Ensino Médio regular ou na Educação de Jovens e Adultos – EJA, ou concluintes de curso técnico de Nível Médio, ou que tenha sido certificado pelo Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, ou Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos – ENCCEJA, ou exame de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelo sistema Estadual de Ensino.

Ações Afirmativas
Das vagas destinadas aos candidatos das Ações Afirmativas 30% serão reservadas aos candidatos da Ação 01 - Estudantes de comunidades rurais, quilombolas e indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas localizadas na Região do Baixo Amazonas, Estado do Pará, área de abrangência do Campus Óbidos, 30% serão reservadas aos candidatos da Ação 02 - Estudantes egressos de cursos técnicos integrados ao ensino médio das áreas de ciências agrárias ou ambiental, de informática e de tecnologia, que tenham cursado integralmente seus cursos em instituições públicas de ensino federal ou estadual na Região do Baixo Amazonas, Estado do Pará, área de abrangência do Campus Óbidos, 10% serão reservadas aos candidatos da Ação 03 - Estudantes com deficiência, independente ter estudado em escola pública ou privada e 30% serão reservadas aos candidatos da Ação 04 - Estudantes autodeclarados LGBTQIA+, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio (ou equivalente) em escolas públicas da área de abrangência do Campus Óbidos.

Inscrições Gratuitas
Os/as interessados/as devem realizar inscrição presencialmente até 06/01/2023, das 08h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no IFPA Campus Óbidos, situado à Rodovia PA 437, Km 02, S/Nº, município de Óbidos-PA, biblioteca do campus, situada no prédio administrativo, andar térreo.

Processo de Seleção e Classificação
A seleção às vagas ofertadas no PS 2023.1, curso Técnico em Agroecologia será realizada em três etapas, conforme descrito a seguir:
a) Fase 1 (classificatória): consiste nas inscrições e classificação dos candidatos através de análise do histórico escolar.
c) Fase 2 consiste na realização de procedimento de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados NEGROS (pretos ou pardos), nos termos da Resolução IFPA/CONSUP nº 224, de 23/02/2021);
d) Fase 3 (eliminatória): consiste na análise da documentação para habilitação de matrícula dos candidatos aprovados na fase 1 para não autodeclarados NEGROS (pretos ou pardos), e ações afirmativas e na fase 1, 2 para autodeclarados NEGROS (pretos ou pardos)
A seleção dos(as) candidatos(as) será com base nas notas obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do 1º ao 3º ano do Ensino Médio ou de ensino equivalente, constante no currículo (histórico escolar).

Edital & Anexos
Edital 07/2022, 06 de dezembro de 2022 (Publicado em 06/12/2022)
Errata nº 01 - Subsequente (Publicado em 27/12/2022)
Acesse aqui os Anexos