Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Você está aqui: Página inicial > PSU 2023 - Graduação
Início do conteúdo da página
PSU 2023 - Graduação

PSU 2023 - Graduação

Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 15h13 | Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2023, 11h14 | Acessos: 38178
imagem sem descrição.

 

EDITAL Nº 25, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2022.
PROCESSO SELETIVO UNIFICADO - PSU 2023.1
PARA CURSOS SUPERIOR DE GRADUAÇÃO
 
O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará (IFPA), designado pelo Decreto Presidencial de 31 de julho de 2019, publicado no DOU de 01 de agosto de 2019, Seção 2, página 1, no uso de suas atribuições legais e regimentais, por este ato administrativo, torna pública a realização do Processo Seletivo Unificado (PSU) para Cursos Superiores de Graduação, visando o preenchimento de 2.015 (duas mil e quinze) vagas, na modalidade de ensino presencial, para ingresso no 1º e 2º semestre do ano letivo de 2023, conforme o calendário acadêmico de cada campus do IFPA participante.
 
CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO
São na modalidade de ensino presencial, em regime regular, com duração de dois anos e meio a cinco anos, a depender do curso, e destinam-se a alunos que já concluíram o Ensino Médio ou ensino equivalente.
 
SOBRE OS CRITÉRIOS DO PROCESSO DE SELEÇÃO
A seleção será realizada com base nas notas obtidas em cada área de conhecimento e na redação avaliadas na mesma edição do ENEM dos anos de 2020, 2021 ou 2022, informada pelo candidato no ato de sua inscrição, as quais serão fornecidas pelo INEP/MEC.
O candidato concorrerá com a média aritmética simples calculada a partir das notas obtidas nas áreas de conhecimento e na redação avaliadas pelo ENEM, admitindo-se duas casas decimais, e aplicando-se o arredondamento matemático, quando couber.
 
SOBRE AS FASES DO PROCESSO DE SELEÇÃO
- Fase 1 (eliminatória): consiste nas inscrições no processo seletivo;
- Fase 2 (eliminatório): consiste na homologação das inscrições no processo seletivo;
- Fase 3 (eliminatório): seleção e classificação dos candidatos;
- Fase 4 (classificatória): consiste na realização de procedimento de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos); e
- Fase 5 (eliminatória): consiste na análise da documentação para habilitação de matrícula dos candidatos aprovados.
 
INSCRIÇÕES
As inscrições para o PSU abrirão nesta quinta-feira, dia 15, às 14 horas
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do Processo Seletivo do IFPA, iniciando às 15h00min do primeiro dia e encerrando às 23h59min do último dia do período de inscrições.
Não será cobrada taxa de inscrição para participar do processo seletivo.
 
ACESSE AQUI A PÁGINA DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO 
 
 
 
 
EDITAL & ANEXOS
 
CRONOGRAMA ATUALIZADO (publicado em 15/02/2023)
CRONOGRAMA DA 2ªCHAMADA (publicado em 05/04/2023)
   
HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
Nota: As inscrições divulgadas como "Homologadas" quer dizer que o candidato(a) teve sua inscrição aceita no Processo Seletivo Unificado 2023. E deverá aguardar o Resultado da Classificação que tem data prevista no Anexo II - Cronograma do Edital.
Os Candidatos(as) considerados(as) como "Não Homologados" tiveram sua inscrição indeferida por "não se classificar" no dobro de número de vagas, conforme o item 9.1.do Edital, ou por não cumpiri os itens 7.1 e 7.3 do Edital.
 
 
 
Habilitação de Matrícula - 2ª Chamada 
 
O Processo Seletivo Unificado (PSU) 2023 para Graduação foi encerrado e as vagas remanescentes serão reofertadas em Processo Seletivo Especial (PSE) ou no Sisu 2023.2, para o segundo semestre. Não serão canceladas as matrículas efetuadas para os cursos que não formaram turma com no mínimo 20 alunos. A medida foi tomada pois, devido ao calendário de aulas dos campi, não é possível realizar nova chamada ou Manifestação de interesse e os cursos.
 
 
 
Fim do conteúdo da página
-->