Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Você está aqui: Página inicial > Dúvidas Frequentes
Início do conteúdo da página
Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes - Técnico

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 11h24 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 11h06 | Acessos: 69185

Índice de Artigos

 


 

O que é integrado?

 

Os cursos técnicos na forma de oferta integrada são cursos regulares com duração prevista de até quatro anos. Nesta forma de oferta, ensino médio e ensino técnico são cursados juntos. Estes cursos são destinados a alunos concluintes do Ensino Fundamental ou equivalente que estejam na idade regular da Educação Básica.

 


 

O que é subsequente?

 

Os cursos técnicos na forma de oferta subsequente são cursos regulares com duração prevista de até dois anos. Nesta forma de oferta é cursado apenas ensino técnico. Estes cursos são destinados a alunos concluintes do Ensino Médio ou equivalente.

 


 

Como fazer a inscrição?

As inscrições para o PSU Técnico serão realizadas pelo site https://prosel.ifpa.edu.br/ em Inscrições/Área do Candidato, disponível no menu PSU Técnico 2020.

É recomendável utilizar o navegador Mozilla Firefox, tanto no computador quanto no celular, para fazer a inscrição. Este navegador é mais compatível com o sistema e não apresenta erros.


 

Como é feita a seleção?

A seleção para o PSU Técnico 2020 será realizada por meio de prova objetiva com 45 questões envolvendo as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), História e Geografia.

 


 

O que vai "cair" na prova?

O conteúdo programático para a prova dos cursos técnicos integrados está disponível no anexo V do edital.

Já o conteúdo programático para a prova dos cursos subsequentes está disponível no anexo VI.

 


 

Qual a data da prova?

A data da prova está disponível no anexo I (cronograma) do edital. Até o momento está prevista para o dia 01 de dezembro de 2019. Mantenha-se informado(a) na página do PSU Técnico 2020.

 


 

Tem limite de idade?

Para ingressar nos cursos técnicos na forma de oferta integrada é necessário ter ensino fundamental completo. É recomendado que o aluno esteja em idade regular da educação básica, ou seja, 15 anos para o primeiro ano no ensino médio. Porém, nada impede que alunos fora da faixa etária ingressem em um curso integrado, desde que tenha o nível de ensino exigido.  

Para os cursos subsequentes não há restrição de idade, desde que o candidato possua o ensino médio completo.

 


 

Quais cursos o IFPA oferece?

 Para saber quais os cursos são ofertados no  PSU Técnico 2020, acesse o Anexo II do edital

 


 

Se é gratuito, por que pagar taxa?

Estudar no IFPA é gratuito, não paga mensalidade. 

É necessário pagar apenas para se inscrever no PSU Técnico 2020 e fazer a prova. Depois de aprovado o aluno terá gastos com seus materiais escolares, como em qualquer escola pública.

 


 

Como solicitar isenção?

Serão isentos do pagamento da taxa de inscrição no processo seletivo os candidatos que pertençam à família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal.

A solicitação da isenção da taxa de inscrição deve ser realizada de 09 a 13 de setembro e será realizada presencialmente.

Para mais informações, resultado das isenções e recursos, acesse: https://prosel.ifpa.edu.br/edital-publicacoes

 


 

Como participar das cotas?

Para se inscrever como cotista o candidato deve, obrigatoriamente, ter estudado em escola pública. O candidato oriundo de escola privada, mesmo como bolsista, não poderá concorrer às cotas.

Para mais informações, acesse o item 3 do edital .

 


 

Já terminei o ensino médio, posso me inscrever?

Claro! Quem possui o ensino médio completo pode fazer um curso técnico subsequente ou fazer um curso de graduação.

Os cursos subsequentes possuem duração de até dois anos e formam profissionais de nível médio. Os cursos de graduação possuem duração de até cinco anos e formam profissionais de nível superior. Os processos seletivos são diferentes para cada nível de ensino.

 


 

Já comecei o ensino médio, posso fazer um curso integrado?

Os cursos técnicos na forma de oferta integrada possuem grade curricular com ensino médio e ensino técnico juntos, não sendo possível cursá-los separadamente ou creditar matérias já realizadas em outra instituição. Sendo assim, quem já iniciou o ensino médio pode se inscrever, desde que esteja disposto(a) a fazer o ensino médio do início.

 

 

 

Fim do conteúdo da página
-->